Dia do Turismo tem apresentação do setor em sessão da Assembleia

Dia do Turismo tem apresentação do setor em sessão da Assembleia

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou a importância do setor para a economia estadual e para a geração de emprego e renda. Ele afirmou que a interlocução entre o Poder Público, iniciativa privada e terceiro setor é essencial para fortalecer e valorizar as atrações turísticas do Paraná.

“A união de prefeitos, gestores públicos, iniciativa privada e terceiro-setor é essencial para a retomada e para o desenvolvimento do turismo”, afirmou Romanelli na abertura da sessão da Assembleia Legislativa desta segunda-feira, 27, que contou com uma apresentação da presidente da Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná), Adriana Pontin.

Romanelli ressaltou as ações de fortalecimento do turismo no Norte e no Norte Pioneiro do Paraná. Ele salientou a lei que propôs, instituindo o Portal Turístico Ilha do Sol, que já se converteu em uma marca para ajudar a divulgar atrações turísticas. “Com o apoio dos deputados aprovamos aqui a lei, que foi pensada para fomentar o turismo e facilitar o acesso de investimentos estaduais e federais”, pontuou.

O deputado enalteceu o potencial turístico da parte Norte do Estado. “A região tem atraído grandes empreendimentos imobiliários e hoteleiros em razão das suas características: clima ameno, belíssimas paisagens e localização geográfica privilegiada”, disse. “Há atrações turísticas como caminhadas, trilhas, cicloturismo, esportes de aventura e diversas atividades rurais. Além disso, há muito potencial para esportes e atividades náuticas”.

Adetunorp – Convidada a mostrar as atividades da Adetunorp, Adriana Pontin salientou o perfil da entidade que congrega 27 cidades da Região Turística Norte do Paraná. “É uma instituição de governança reconhecida pelo Poder Público”, salientou ela. “Nossa missão é promover interlocução entre o setor público e a iniciativa privada”.

Segundo a gestora, a associação está estimulando todas as cidades atendidas a atualizar as informações no Mapa do Turismo do Estado para que a região ganhe maior visibilidade. Ela destacou as rotas turísticas do Norte paranaense ligadas à geografia, religião e ao café.

Além de reunir gestores municipais, a Adetunorp também tem entre seus associados empresários ligados à gastronomia, hotelaria, produtores rurais e consultores da área de turismo. Um dos associados é a VCI, empresa responsável por investimentos e gestão da marca Hard Rock, que está erguendo um hotel na Ilha do Sol, localizada no rio Tibagi, entre as cidades de Sertaneja e Primeiro de Maio.

Segundo Adriana Pontin, a organização mantém parcerias com instituições como a Amepar (Associação dos dos Municípios do Médio Paranapanema), Abav (Associação Brasileiras de Agentes de Viagens), IDR-Pr (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), além da Federação do Comércio do Paraná, SESC e Sebrae. FONTE : VALDIR AMARAL -ALEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *