Comer sal é o melhor para reverter uma queda de pressão? NÃO, Entenda o porquê!

Como o sal está associado a problemas de hipertensão, muita gente acha que comer o condimento vai ajudar a solucionar uma queda de pressão (hipotensão). Mas isso não tem nenhum efeito imediato e o alimento precisa de muito tempo –horas e até dias– para provocar qualquer efeito na pressão.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra a parede dos vasos por onde circula a cada bombeamento do coração. Ela cai quando ocorre uma diminuição no volume de sangue no interior das artérias. Com isso, o coração bate “a seco”: não tem força suficiente para bombear o sangue para o cérebro e outros tecidos do corpo, que acabam ficando privados de oxigênio.

Por isso, o primeiro procedimento nessa situação deve ser deitar a pessoa e erguer as pernas acima do nível da cabeça, a fim de acelerar o retorno do sangue para o coração e o cérebro –de pé ou sentada, o sangue precisa vencer a força da gravidade para chegar a esses órgãos.

Em seguida, o correto é oferecer água em pequenos goles, a fim de aumentar o volume sanguíneo circulante e compensar a queda da pressão. Água de coco ou suco de laranja também funcionam e, se o paciente tiver condições de mastigar, um biscoito salgado pode ajudar porque o estímulo da digestão vai ativar a circulação e os batimentos cardíacos, fazendo a pressão subir.

Colocar uma pitada de sal sob a língua não vai fazer mal, muito menos fazer a pessoa recuperar os sentidos –o efeito de elevar a reabsorção de líquido e a concentração de sangue nos vasos pode demorar até uma hora.

Fonte: VivaBem/UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *