Bispo Emérito”Dom Getúlio da Diocese faleceu neste sábado depois de complicações cardíacas

Prefeito Amin Hannouche lamenta

morte de Dom Getúlio Guimarães.

“Bispo Emérito” da Diocese faleceu na manhã deste sábado depois de complicações cardíacas

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, lamentou o falecimento, na madrugada deste sábado (01), do “Bispo Emérito da Diocese Procopense”, Dom Getúlio Teixeira Guimarães. Ele faleceu por complicações cardíacas, no hospital local da Unimed, onde se encontrava internado  depois de um tratamento em Londrina.

O religioso que permaneceu como titular da Diocese local por 30 anos e continuava seu sacerdócio em todas as cidades que compõem o bispado do município.  “Estamos profundamente consternados pelo falecimento. Certamente já está com o Pai. Nós ficaremos com a saudade e a gratidão por tudo o que ele fez pela nossa comunidade cristã. Perdemos um grande pastor e uma figura importante em nossa comunidade”, lamentou o prefeito.

Disse que Dom Getúlio marcou história no município e será lembrado por gerações como um sacerdote humilde e perseverante. “Queremos expressar nosso profundo sentimento pela sua morte. Toda comunidade católica, amigos, familiares e todos que, como nós, lamentamos sua morte”, complementou.

História de Fé

Dom Getúlio nasceu em 17 de outubro de 1937 e contava 83 anos de idade. Ainda na sua história episcopal, sua ordenação sacerdotal foi no dia 4 de agosto de 1966, em Barbacena, Minas Gerais. Aos 22 de março de 1981 foi ordenado Bispo da cidade de Ponta Grossa.

Em 1984, foi eleito pelo Papa João Paulo II, Bispo Residencial de Cornélio Procópio. Sua posse ocorreu no dia 20 de maio de 1984, com a presença de Dom Carlo Furno, à época, Núncio Apostólico do Brasil. Com o Lema: “Qui Pertransiit Benefaciendo”, “Que passou fazendo o bem”.

Deixou na Diocese local a imagem de um pastor zeloso pelo rebanho, incentivou o surgimento de vocações não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo dentro da Igreja Católica.

Em 2014, 30 anos depois de sua posse, passou o comando da Diocese ao atual Bispo, Dom Manoel João Francisco e vinha desempenhando seu pastoreio como Bispo Emérito em todos os municípios que compõem o Bispado regional.

A Prefeitura Decretou Luto Oficial por três dias em Função da morte de Dom Getúlio.  O Velório foi na Catedral Cristo Rei na tarde de sábado. A Missa de corpo presente de Dom Getúlio será realizada neste domingo, dia 2, às 9 horas com transmissão pelas redes sociais. O sepultamento será em seguida. (Ataíde Cuqui-Comunicação/Prefeitura)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *